Como usar os gatilhos mentais a favor de sua empresa
Você já conhece a estratégia de utilização dos gatilhos mentais? Sabe como usá-los em favor de sua empresa? Esse é o tema da vez, acompanhe para conhecer a nossa explanação.
O que são gatilhos mentais?
São argumentos de persuasão, isto é, estratégias de influência de comportamento nas pessoas. Assim, você pode fazer com que alguém tome a decisão de comprar o seu produto ou serviço, quando um ou mais gatilhos mentais dela são ativados.
Há sete gatilhos mentais, a saber:
-segurança;
-motivo;
-prova social;
-autoridade;
-reciprocidade;
-afinidade;
-escassez;
Como utilizar os gatilhos mentais a favor de sua empresa
A segurança é ativada quando a pessoa confia na sua marca, nos seus produtos ou serviços. Para tanto, é preciso investir em marketing de conteúdo que passe confiança, que seja acessível e confiável.
O motivo, ou por que, permeia a nossa mente. Nós sempre procuramos uma explicação para tudo, e se você fizer isso em suas publicações, poderá ativar o gatilho mental em questão. Sendo assim, coloque motivos para a compra do que você vende, as razões para a aquisição.
Aproveite também para informar por que o seu produto é melhor, sem ferir a concorrência. Você não precisa disso!
Quanto à prova social, ela está relacionada à sensação de pertencimento, de identificação a um grupo. É um dos fatores de compra especialmente se estiver na moda ou se foi indicado por alguém de influência, como celebridades, mas também amigos e familiares.
Quanto mais pessoas comprarem, mais influência de compra o produto terá. Então, incentive o bom relacionamento com os clientes, faça um bom pós-venda, promova a fidelização. Aposte também no boca a boca.
O gatilho mental da autoridade se refere a ser especialista no segmento, a se mostrar superior aos concorrentes, por oferecer bons produtos, atendimento de excelência, qualidade na prestação de serviços, etc.
Para ser autoridade no segmento, é fundamental ter uma boa rede de contatos, interação frequente com o consumidor e auxílios e contribuições, sem mostrar que o foco é a venda, mas o atendimento de qualidade a todos. É uma excelente forma de promover a sua reputação online.
No marketing de conteúdo, o gatilho mental mais utilizado é a reciprocidade. Ela é caracterizada pela atração e encantamento de clientes, através da geração de valor ao consumidor. Portanto, basta oferecer bons serviços, seja pelo fornecimento de aprendizado ou pela jornada de venda de produtos e serviços.
A afinidade é construída pelo conhecimento do público, pela criação de personas. Assim, a audiência se identificará com o personagem da história, e poderá entender que suas necessidades serão atendidas, como as da persona foram. Quanto mais afinidade, mais chance de compra.
Para finalizar, a escassez. As pessoas tendem a dar mais importância para aquilo que perderam ou estão prestes a perder. Então, sua empresa pode ativar o gatilho com determinadas frases, como estoque limitado, enquanto durarem os estoques, para as trinta primeiras pessoas, etc.
Faça isso de forma sutil e verdadeira, já que é importante atrair, encantar e auxiliar o cliente em sua jornada, mas não se esqueça de utilizar palavras de escassez. São infalíveis!
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