Blog

28 Maio, 2020 - Criação de Sites Gestão de Mídias Sociais E.Commerce Marketing Digital Marketing de Conteúdo Empresa de Marketing Digital Joinville Erechim Empresa de marketing digital Loja Virtual

Como usar os gatilhos mentais a favor de sua empresa

Como usar os gatilhos mentais a favor de sua empresa
Você já conhece a estratégia de utilização dos gatilhos mentais? Sabe como usá-los em favor de sua empresa? Esse é o tema da vez, acompanhe para conhecer a nossa explanação.

O que são gatilhos mentais?

São argumentos de persuasão, isto é, estratégias de influência de comportamento nas pessoas. Assim, você pode fazer com que alguém tome a decisão de comprar o seu produto ou serviço, quando um ou mais gatilhos mentais dela são ativados.

Há sete gatilhos mentais, a saber:
-segurança;
-motivo;
-prova social;
-autoridade;
-reciprocidade;
-afinidade;
-escassez;


Como utilizar os gatilhos mentais a favor de sua empresa

A segurança é ativada quando a pessoa confia na sua marca, nos seus produtos ou serviços. Para tanto, é preciso investir em marketing de conteúdo que passe confiança, que seja acessível e confiável. 

O motivo, ou por que, permeia a nossa mente. Nós sempre procuramos uma explicação para tudo, e se você fizer isso em suas publicações, poderá ativar o gatilho mental em questão. Sendo assim, coloque motivos para a compra do que você vende, as razões para a aquisição. 

Aproveite também para informar por que o seu produto é melhor, sem ferir a concorrência. Você não precisa disso!

Quanto à prova social, ela está relacionada à sensação de pertencimento, de identificação a um grupo. É um dos fatores de compra especialmente se estiver na moda ou se foi indicado por alguém de influência, como celebridades, mas também amigos e familiares. 

Quanto mais pessoas comprarem, mais influência de compra o produto terá. Então, incentive o bom relacionamento com os clientes, faça um bom pós-venda, promova a fidelização. Aposte também no boca a boca.

O gatilho mental da autoridade se refere a ser especialista no segmento, a se mostrar superior aos concorrentes, por oferecer bons produtos, atendimento de excelência, qualidade na prestação de serviços, etc. 

Para ser autoridade no segmento, é fundamental ter uma boa rede de contatos, interação frequente com o consumidor e auxílios e contribuições, sem mostrar que o foco é a venda, mas o atendimento de qualidade a todos. É uma excelente forma de promover a sua reputação online.

No marketing de conteúdo, o gatilho mental mais utilizado é a reciprocidade. Ela é caracterizada pela atração e encantamento de clientes, através da geração de valor ao consumidor. Portanto, basta oferecer bons serviços, seja pelo fornecimento de aprendizado ou pela jornada de venda de produtos e serviços.

A afinidade é construída pelo conhecimento do público, pela criação de personas. Assim, a audiência se identificará com o personagem da história, e poderá entender que suas necessidades serão atendidas, como as da persona foram. Quanto mais afinidade, mais chance de compra.

Para finalizar, a escassez. As pessoas tendem a dar mais importância para aquilo que perderam ou estão prestes a perder. Então, sua empresa pode ativar o gatilho com determinadas frases, como estoque limitado, enquanto durarem os estoques, para as trinta primeiras pessoas, etc. 

Faça isso de forma sutil e verdadeira, já que é importante atrair, encantar e auxiliar o cliente em sua jornada, mas não se esqueça de utilizar palavras de escassez. São infalíveis!

Se você quiser conhecer mais estratégias de marketing digital, contate-nos. Temos planos que podem melhorar consideravelmente os seus resultados.



Galeria de Fotos:

Como usar os gatilhos mentais a favor de sua empresa
Descrição: