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07 Outubro, 2020 - Criação de Sites Gestão de Mídias Sociais E.Commerce Marketing Digital Marketing de Conteúdo Empresa de Marketing Digital Joinville Erechim Empresa de marketing digital Loja Virtual

Análise SWOT e o marketing digital de sua empresa

Você sabe o que significa análise SWOT? Sabe como ela pode auxiliar sua empresa a melhorar os resultados? Conheça tudo a seguir, inclusive sua relação com o marketing digital.

O que é análise SWOT
Análise SWOT é a abreviatura inglesa para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Sendo assim, por aqui também pode ser conhecida como FOFA. O que isso quer dizer?

Quando se faz uma análise desse tipo na empresa, se estudam os ambientes interno e externo. Isto é, os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades. Por exemplo: ponto forte: loja online; ponto fraco: pouca margem de negociação com fornecedores; oportunidades: aumento de renda da população; ameaças: concorrência com melhor ranqueamento SEO.

É claro que aqui citamos apenas um de cada como exemplo, mas, quanto mais, melhor. Porém, tenha em mente que as forças e fraquezas sempre estão relacionadas ao ambiente interno, e as ameaças e oportunidades ao meio externo. 

Análise SWOT x marketing digital
O que a análise FOFA tem a ver com o marketing digital? Muita coisa! Aliás, serve em todos os quesitos. Isto é, pode ser aplicada como estratégia para se manter no topo nos fatores pontos fortes e oportunidades, mas também para realização de ajustes e melhoria da empresa, nos pontos fracos e ameaças.

Ou seja, não é porque a sua empresa está bem nos quesitos pontos fortes e oportunidades, que você poderá descansar e ficar sem atitudes quanto a isso. Afinal, o meio externo está nos mesmos fatores como pontos fracos e ameaças, e pode fazer ações que os coloquem na dianteira.

E se a sua empresa possui muitos pontos fracos e ameaças, não entenda como um revés, mas como pontos de partida para contornar a situação e transformar os quesitos em pontos fortes e oportunidades. Afinal, você sabe o que não está interessante, então basta fazer planejamentos de melhoria.

Como citamos, o marketing digital tem tudo a ver com os quatro quesitos mencionados e pode ser utilizado em todos, seja para manutenção ou melhoria. Por ser uma estratégia variada, sua empresa pode tomar atitudes até mesmo gratuitas, como a criação e alimentação de conteúdos em blog, site e redes sociais. 

Porém, se você conseguir investir, melhor, porque as táticas podem ser ampliadas, como investimento em anúncios ou patrocínio de publicações. Se preferir, pode até mesmo contratar uma agência de marketing digital, que poderá entrar com sugestões adequadas para os seus objetivos, e que possui planos que podem vir ao encontro das suas necessidades e possibilidades de investimento.

Como fazer uma análise SWOT
É hora de iniciar o seu estudo das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. O ideal é que seja feito com toda a equipe, de preferência por escrito, seja em planner, planilha, documento de texto ou bloco de anotações. 

Também indicamos que todos os funcionários participem da elaboração de estratégias para melhoria e manutenção, visando o engajamento e a conquista por todos. Vamos lá, chame a sua equipe e conheça a fundo os seus ambientes externo e interno. Valerá a pena!

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Análise SWOT e o marketing digital de sua empresa
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