Blog

07 Outubro, 2020 - Criação de Sites Gestão de Mídias Sociais E.Commerce Marketing Digital Marketing de Conteúdo Empresa de Marketing Digital Joinville Erechim Empresa de marketing digital Loja Virtual

Métricas fundamentais para as redes sociais

As métricas são fundamentais para o sucesso das campanhas de redes sociais. Elas devem ser estipuladas pela empresa, de acordo com os objetivos, mas algumas precisam ser medidas por todas as organizações, porque são essenciais. Você sabe quais são essas métricas? Acompanhe para conhecê-las.

Fãs ou seguidores
De acordo com a rede social, a nomenclatura pode mudar, mas a métrica está relacionada às pessoas que acompanham a sua empresa por lá. É uma medida importante, pois quanto mais seguidores, melhor; porém, não é tudo.

Afinal, quer dizer que um fã ou seguidor gosta das suas publicações, mas é preciso fazer muito mais. Assim, além de permanecer nesse quantitativo, ele participará de suas postagens, gerando engajamento, outra métrica importante. 

Visualizações ou impressões
Podem ser únicas ou não, isto é, contabilizar quantas pessoas únicas viram seu post, ou quantas pessoas ao todo o viram, mesmo que já tivessem assistido anteriormente. Quanto mais visualizações, melhor; contudo, também depende do engajamento.

Ou seja, somente ter muitos fãs/seguidores e visualizações/impressões não é suficiente, já que é imprescindível interagir com eles e receber bom engajamento. É dele que falaremos a seguir.

Métricas de engajamento
O que é o engajamento citado algumas vezes no começo do texto? Significam as reações do público ao seu conteúdo de rede social, como curtidas (ou reações), comentários e compartilhamentos. 

Se a pessoa curtir ou expressar alguma reação em sua postagem, o seu conteúdo tende a aparecer mais vezes no feed daquele seguidor, favorecendo o engajamento com ele. Quanto aos comentários, quanto mais, melhor? Nem sempre! Porque podem ser negativos, e o impacto também pode ser. Contudo, nem sempre é algo prejudicial, já que você pode contornar a situação e trazê-la a seu favor. 

Pelo contrário, os compartilhamentos sempre são interpretados como algo positivo nas métricas das redes sociais. Ou seja, o fã gostou tanto de sua publicação que sentiu vontade de mostrá-la aos seus amigos da mídia. Desse modo, sua empresa se tornará mais conhecida e poderá angariar mais seguidores.

A medição dos indicadores
A partir da medição dos indicadores fundamentais que mencionamos acima, é possível conhecer mais o seu público, as pessoas que seguem a página de sua empresa nas redes sociais. Você pode fazer medições conforme preferência, mas recomenda-se que sejam feitas com regularidade, para conhecer a fundo o público e realizar ajustes em campanhas.

Não é difícil acompanhar as métricas das redes sociais, até porque elas possuem ferramentas que auxiliam bastante o administrador da página. E também pode ser feita medição automatizada, por estratégias de marketing digital, para você não precisar investir muito tempo na análise dos resultados.

Se preferir, pode também contratar uma agência de marketing digital para fazer a medição por você, e estudar os resultados e decidir os passos que podem ser tomados a partir do estudo. Assim, a sua empresa terá possibilidade de atingir excelentes rendimentos nos próximos meses, porque a audiência nos diz claramente que atitudes tomar. É preciso analisar as métricas para descobri-las. 

Faça a medição com frequência, ou contate-nos para conhecer nossos planos. 

Galeria de Fotos:

Métricas fundamentais para as redes sociais
Descrição: