Algumas práticas de marketing digital não deveriam ser praticadas pelas empresas, pois geram o efeito contrário ao esperado, ou então diminuem seus resultados porque são inadequadas. Você sabe do que estamos falando? Acompanhe para descobrir tudo.
Compra de lista de e-mails
Você deve saber que um e-mail é uma poderosa ferramenta para o setor de marketing, não é mesmo? Porém, sua conquista deve ser realizada de forma limpa, com a autorização do usuário tanto para obtenção quanto para envio de comunicação, sem a compra que acontece comumente.
Ou seja, comprar listas de e-mail para encaminhar e-mail marketing é uma prática comum, mas inadequada. As pessoas, quando recebem esse informativo, ficam chateadas com a empresa que o enviou. Então, além de não conquistarem um consumidor, essas marcas ainda perdem reputação.
Sorteios pelo Facebook
Por muito tempo o Facebook foi a rede social favorita para divulgação e realização de sorteios. Hoje, prefere-se o Instagram.
Não que seja inadequado postar sorteios no Facebook, mas o recomendável é que a prática se realize no IG, já que o algoritmo dessa rede favorece as publicações que possuem bastantes comentários e likes.
Assim, sua empresa consegue mais visibilidade, mais engajamento e melhor relacionamento com o consumidor.
Perfis pessoais para empresas
Nós já informamos diversas vezes que no Facebook, a empresa deve ter uma página, e não um perfil. Contudo, ainda é comum encontrarmos várias que possuem perfis no Facebook. Além de ser inadequado, é contra as regras da rede social.
Portanto, se você ainda possui apenas um perfil mesclando informações da empresa e pessoais, tome uma atitude agora mesmo e desvincule os dados da empresa, criando uma página para ela. Os resultados positivos virão, porque a rede social possui métricas que podem favorecer as estratégias das organizações.
Ferramentas de automação para redes sociais
Hoje é muito fácil automatizar setores. O que algumas pessoas poderiam fazer pode ser facilmente feito por um robô, demandando menos tempo e trabalho. Contudo, a automatização das mídias sociais, especialmente o Instagram, não é uma prática recomendada. Por quê?
Você já deve ter percebido que as redes sociais exigem tempo e dedicação para que os resultados positivos possam ser percebidos, e é verdade. Então, delegar uma tarefa tão importante a um robô pode não ser uma boa ideia. O Instagram não funciona bem no piloto automático.
E mais: na era da humanização, as pessoas estão cada vez mais exigentes, e saber que um robô as atendeu ou enviou comunicação não é uma prática bem-vista.
Publicação de conteúdo apenas comercial
Os canais de publicação de marketing digital podem trazer excelentes resultados de vendas. Contudo, esse não deve ser o foco principal, e sim, a consequência de um trabalho bem-feito.
Isto é, o marketing digital deve ser feito especialmente para informar, para educar, para construir bom relacionamento com a audiência e incentivar a fidelização.
Portanto, se você pratica uma ou mais estratégias das que mencionamos neste artigo, é hora de elaborar métodos novos, que tragam bons resultados daqui em diante. Se você precisar de ajuda,
contate-nos!
Galeria de Fotos: