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08 Abril, 2021 - Criação de Sites Gestão de Mídias Sociais E.Commerce Marketing Digital Marketing de Conteúdo Empresa de Marketing Digital Joinville Erechim Empresa de marketing digital Loja Virtual

Saiba como a digitalização é aplicada na venda de imóveis

Entenda como funciona a digitalização imobiliária e o crescimento da tecnologia no setor

O mundo imobiliário está mudando. A tecnologia está crescendo na indústria de apartamentos para alugar no Saguaçu. Como isso está mudando um mercado que historicamente envolve relacionamentos pessoais?

Você provavelmente é um usuário entusiasta da tecnologia se estiver lendo este artigo. O mercado imobiliário é um dos setores mais bem-sucedidos da atualidade e parte de seu crescimento é resultado do avanço tecnológico.

Embora muitos millennials - termo usado para se referir aos nascidos após a década de 1980 até, aproximadamente, o fim do século -, queiram aprender mais, alguns membros das gerações anteriores resistem ao processo de tecnologia evolucionária.

A tendência de transformação digital está tomando conta do mundo imobiliário, desde como encontramos e compramos uma casa até como cuidamos dela. Você se adaptando rapidamente ou não, a tecnologia está continuamente evoluindo.

As carreiras no mercado imobiliário estão em baixa no gráfico de digitalização em comparação a outras profissões. Especialistas do setor avaliam a experiência até agora e vêem a tecnologia imobiliária crescendo no futuro. 

A maioria acredita que o aspecto humano dos bens imóveis será mantido. Procurar um apartamento no Saguaçu, por exemplo, nobre bairro de Joinville, pode ser um momento muito marcante, e muitos ainda preferem um toque humanizando para fechar um negócio online. 

Desta forma, a digitalização não é essencial. Mesmo algumas pessoas experientes em tecnologia preferem trabalhar com corretores de imóveis por uma comissão padrão. 

Embora concluir um negócio online pareça ideal, muitas pessoas acham o processo com um agente tradicional mais recompensador. Sites com automação não representam nenhum risco para a carreira de um agente.

Quais são os desafios da digitalização de imóveis?

Digital e imobiliário: uma década atrás, essa associação não parecia tão óbvia. O setor imobiliário costumava ser percebido como algo pouco moderno, congelado e muito atrasado na adoção de novos processos.

Ao contrário de outros setores que afetam apenas uma parte da população, os imóveis preocupam a todos nós diariamente. A habitação, alugada ou comprada, é a primeira despesa das pessoas e uma das preocupações centrais.

Hoje em dia, os setores digital e imobiliário andam de mãos dadas sob a bandeira “Prop-Tech”. A chegada de novas tecnologias no setor imobiliário leva os atuais players a repensarem as suas ofertas e o seu marketing imobiliário. 

A digitalização de imóveis teve várias consequências para o setor, como a chegada de novos stakeholders, a criação de novos usos e a mudança dos atores históricos do setor.

O setor imobiliário tem seus players históricos que dominam o mercado há décadas. A chegada de novas tecnologias tem permitido a entrada de novos players no mercado. 

Muitas startups de tecnologia criaram ferramentas para reduzir o ponto de dor para o setor imobiliário: visitas virtuais a apartamentos à venda no bairro América, digitalização de vendas, personalização de acomodações, avaliações de clientes online, residências colaborativas, pooling de áreas comuns, etc. 

Essas soluções são principalmente comercializadas para profissionais do setor imobiliário, mas projetado para os usuários finais de habitação, ou seja, pessoas físicas.

Para os profissionais do setor imobiliário, as novas tecnologias ajudam a aumentar a produtividade e simplificam processos, mas também permitem que se voltem a focar nas pessoas e nas expectativas dos futuros compradores. 

Mais do que nunca, as expectativas dos utilizadores em termos de oferta e apoio na procura de alojamento são importantes. Essas Proptechs têm sido capazes de fornecer soluções e reduzir os pontos de dor onde os jogadores históricos não o fizeram.

Essas soluções nasceram de observações. É pensando do ponto de vista do cliente que você passa a perceber os problemas e, portanto, poder oferecer soluções.

Onde a tecnologia está nos ajudando

A tecnologia fornece uma experiência de apresentação doméstica amigável. Os drones agora podem fazer filmagens que o setor imobiliário teve dificuldade de acessar.

A maneira como os corretores oferecem apartamentos à venda não é a única coisa que a tecnologia está mudando. Também está mudando a forma como os agentes se comercializam. A publicidade feita online é mais direta e eficaz. 

Quando os sites são compatíveis com dispositivos móveis, ter sua marca nas mãos de um cliente é fácil. Os clientes esperam que seus agentes e corretores tenham melhor acesso e os agentes sabem que a comunicação é vital nos dias de hoje.

Com o uso da tecnologia móvel, o processamento de transações é muito mais fácil. Em alguns setores, os robôs estão atualmente interrompendo o trabalho, mas a ideia de a tecnologia eliminar o aspecto humano dos imóveis é rebuscada. 

Estudos mostram que 87% dos compradores compraram suas propriedades por meio de corretores imobiliários convencionais. E, desde 2001, os números têm aumentado constantemente, justamente porque as pessoas continuam confiando muito em pessoas - e sempre será assim.

A criação de novos usos

Para os profissionais do setor imobiliário, os desafios da digitalização imobiliária são a adoção de novos processos ou novos usos que possibilitem o incremento dos negócios por meio da criação de valor real agregado às suas ofertas. 

Não devemos cair na armadilha de adotar processos digitais à toa sem esperar benefícios reais, mas ser capazes de ter a perspectiva necessária para identificar o "ponto de dor" da sua atividade e dos seus clientes. E isso pode ser corrigido através da adoção de soluções digitais.

As novas utilizações para a digitalização do setor imobiliário são: pesquisar imóveis online, visitar o imóvel em realidade virtual, digitalizar a venda do imóvel, gerir o seu imóvel à distância, etc.

A digitalização do setor imobiliário deve, antes de mais nada, trazer valor agregado real. Seja para profissionais, residências ou clientes finais. Além da economia de tempo, maior desempenho, projeção mais fácil, melhor experiência do usuário e mais. 

No que diz respeito aos promotores e comerciantes de imóveis, a adoção e generalização da visita virtual a um imóvel responde a uma dificuldade real para os profissionais e também para os futuros compradores. 

A visita virtual economiza um tempo considerável para o profissional que não precisa se deslocar para mostrar fisicamente o imóvel e, ao lado do comprador, permite uma projeção real no alojamento com a consideração de todos os elementos.

A mudança nos processos dos atores históricos do setor

A digitalização do setor imobiliário criou novos usos, mas também mudou os processos dos atuais players do setor. Hoje, a comercialização de imóveis é feita primeiro na internet em, pelo menos, 90% dos casos. 

Os atuais atores do setor tiveram de se adaptar às evoluções do mercado, adotar novos processos, formar-se em novas tecnologias, rever as suas ofertas e a comercialização de propriedades imobiliárias.

A digitalização de imóveis, principalmente impulsionada por startups, levou os jogadores a seguirem o exemplo. Muitos desenvolvedores, líderes de mercado, adotaram soluções inovadoras para digitalizar suas vendas de imóveis.

O mercado imobiliário, há muito criticado por sua lentidão e seu processo rígido, está sendo digitalizado. Devido à sua importância e especificidades, a mudança para o digital pode parecer mais longa e complicada do que para outros setores. 

No entanto, os atores antigos ou novos, do setor imobiliário tiveram uma consciência real e se mobilizaram para repensar o mercado e seus usos, por meio do uso de tecnologias digitais e novas.

Pensamentos finais

Muitos profissionais do setor imobiliário recebem os avanços tecnológicos de hoje com sentimentos contraditórios, mas o que é certo é que um corretor de imóveis nunca pode ser substituído por tecnologia.

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