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20 Abril, 2021 - Criação de Sites Gestão de Mídias Sociais E.Commerce Marketing Digital Marketing de Conteúdo Empresa de Marketing Digital Joinville Erechim Empresa de marketing digital Loja Virtual

Como fazer a gestão correta dos seus leads

Como fazer a gestão correta dos seus leads 
O lead é um ponto fundamental para o marketing de conteúdo, podendo trazer excelentes resultados de conversão. Contudo, isso é realidade somente quando a gestão é feita de modo adequado. Aprenda a fazer a gestão correta dos seus leads a seguir.

Faça a coleta de modo inteligente
Geralmente o lead é conseguido por estratégias inteligentes, principalmente pelas landing pages. Nelas, você pode ofertar e-books, descontos, promoções, conteúdo exclusivo, enfim, material de interesse à audiência.

A coleta deve acontecer de modo inteligente, isto é, algo que realmente agregue ao usuário e o faça deixar seu lead pelo preenchimento do formulário. Se não for assim, ele não compartilhará suas informações com a empresa. 

Faça segmentação dos leads 
Você conseguiu muitos leads pela landing page. E agora? É hora de fazer a segmentação, para saber como realizar a comunicação com aquele consumidor.

É claro que uma pessoa pode comprar um produto ou serviço de sua empresa logo no início, mas geralmente a conversão acontece em uma jornada de compra, quando há um relacionamento de confiança com a marca.

Sendo assim, faça segmentação dos seus leads, para tratar cada consumidor de acordo com a sua posição na jornada de compra: descoberta, interesse, consideração, intenção, avaliação e compra. 

Faça a nutrição adequada do seu lead
Como citamos, cada pessoa deve ser tratada de acordo com sua posição na jornada de compra. Desse modo, recomendamos criar conteúdo específico para cada fase, para que o contato passe para a próxima em momento oportuno.

Essa nutrição do lead geralmente é feita por e-mail marketing, mas sua empresa pode fazer de outras formas que preferir, desde que seja feita pela segmentação e com muita qualidade de atendimento e conteúdo, visando o fortalecimento do relacionamento. E sempre inclua uma chamada para ação! 

É hora de incentivar a venda
Quando o contato foi gerido adequadamente e seu time de marketing percebeu que está próximo o momento de conversão, passe o lead para sua equipe de vendas. Assim, a pessoa já conhece e confia na sua empresa, e tem interesse em seus produtos e serviços, somente falta o fechamento da venda. 

Como você pode perceber, são dois setores intimamente ligados, e que devem trabalhar em harmonia para que a conversão seja possível.

Faça as métricas e os ajustes necessários
Durante a campanha de obtenção de leads e também ao final dela, faça a mensuração e os ajustes necessários. 

Isto é, veja o que deu certo e o que pode ser melhorado, por métricas que você pode estabelecer e analisar, e depois aplique as melhorias que podem ser feitas nas próximas campanhas.

Não é hora de desanimar, mas de estudar e tomar medidas para reverter situações negativas, e também para manter o que deu certo. Reúna sua equipe, pode ser interessante ter várias opiniões de quem fez parte da campanha! 

Contate nossa agência
Se você gostaria de aprender mais sobre o assunto e deseja assessoria de quem realmente entende de marketing digital, entre em contato conosco. Nossos especialistas podem fazer sua empresa render mais! 

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