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12 Abril, 2019 - Criação de Sites Gestão de Mídias Sociais E.Commerce Marketing Digital Marketing de Conteúdo Empresa de Marketing Digital Joinville Erechim

Como fazer gestão de conflitos nas redes sociais

O que fazer se alguém falar mal de sua empresa nas redes sociais? Este é um exemplo de crise que pode acontecer nas mídias e que pode detonar a reputação de sua empresa. Você sabe como gerenciar as situações negativas? Leia para saber como fazer isto.

Planejamento de crises

Ninguém espera que os conflitos aconteçam, mas é preciso estar preparado para o caso de eles surgirem. Como? Fazendo um planejamento de crises. Sabendo o modo de agir, o tempo de resposta e os efeitos negativos da crise são minimizados.

Assim, além de a resposta ser rápida, ela não é tomada por impulso, correndo o risco de ser inadequada e prejudicar ainda mais a situação. Se não houver planejamento, o mais indicado é responder reconhecendo o erro e dizendo que providências serão tomadas em breve. 

Faça monitoramento constante

Se alguém falar mal de sua empresa, é importante fazer uma réplica o quanto antes for possível, evitando danos maiores. Consegue-se fazer isto ao monitorar constantemente as redes sociais de sua empresa.

O monitoramento pode ser realizado pelas menções feitas por usuários, e você pode inclusive utilizar aplicativos para facilitar essa análise. 

É realmente uma crise?

Comentários negativos nem sempre podem ser considerados crise na empresa, porque dependendo da sua réplica eles podem até ser benéficos. 

Agora, se você receber uma reclamação dos tipos abaixo, poderá ser uma catástrofe para sua marca, se não forem tomadas medidas rápidas. Veja exemplos de crises:

-quando a empresa está sabendo menos do que o público, e a postagem negativa já foi compartilhada muitas vezes;

-quando reclamações fora das comuns acontecem;

-quando a crise na empresa pode afetar a sua reputação no futuro.

A humildade sempre fala mais alto

Acima nós dissemos que uma boa saída é reconhecer o erro. E é verdade! Se a sua empresa assumir que errou, pedir desculpas e tomar providências para que não aconteça novamente com outras pessoas, além de procurar satisfação do cliente que reclamou, ótimo, você contornou o conflito!

É fundamental ser transparente, manter o diálogo, ser humilde e buscar soluções. Contudo, é imprescindível responder ao consumidor na mesma rede social onde houve a crise. Não leve o problema para lugares onde ele não surgiu, e assim também aumentam as chances de outras pessoas verem a sua contenção e/ou reparação dos danos.

Aprender com a crise é importante

Como citamos, é possível que uma crise traga resultados positivos para sua empresa. Como? Pelo aprendizado dos erros e também pela sua forma de retratação. Além disso, conflitos podem mostrar falhas em diversos setores da empresa, que não seriam descobertas e modificadas caso as reclamações não surgissem. 

Nós podemos resolver o seu problema

Você não sabe como fazer monitoramento das redes sociais, para encontrar crises o quanto antes for possível? Como você pode perceber, elas precisam ser descobertas com urgência, para que as providências sejam tomadas rapidamente e para que os danos não se espalhem. 

Nós podemos ajudar você, realizando monitoramento de suas redes sociais, além de outros quesitos. Contate-nos para descobrir como.
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